top of page
  • Foto do escritorUnitech Brasil

FAPESP lança chamada com Institut Pasteur e USP

A FAPESP anuncia o lançamento de uma chamada de propostas com o Institut Pasteur e a Universidade de São Paulo, resultado do acordo de cooperação assinado pelas instituições em dezembro de 2001.

A chamada está aberta à candidatura de jovens pesquisadores das ciências da vida para liderar um grupo de pesquisa de quatro anos ("G4") com o Institut Pasteur de São Paulo (anteriormente conhecido como Plataforma Científica Pasteur-USP), sediado na Universidade de São Paulo, Brasil. G4 é um programa de apoio para uma nova estrutura em um instituto pertencente à rede do Institut Pasteur.



O candidato deve ser idealmente um cientista com pós-doutorado, em início ou meio de carreira (com entre 5 a 10 anos de experiência em pós-doutorado) e que deseje estabelecer um grupo de pesquisa como pesquisador independente em relação à estratégia científica do instituto anfitrião.

O projeto de pesquisa proposto deve ser inovador e oportuno, mas realista dentro do prazo de quatro anos de auxílio. O selecionado deverá ser capaz de conduzir sua pesquisa de forma independente, iniciar colaborações e ter demonstrado sua capacidade de assegurar o financiamento internacional.

O beneficiário da bolsa G4 será incentivado a desenvolver e fortalecer sua capacidade de gerenciar uma equipe, receber e supervisionar estudantes de mestrado e doutorado, além de estagiários.

A pesquisa deve se concentrar na monitorização de doenças respiratórias virais em humanos/animais com potencial epidêmico/pandêmico, com prioridade dada à Gripe Pandêmica e à Gripe Aviária.


A data limite para submissão da pré-proposta é 15 de dezembro de 2023.



bottom of page